AMAZÔNICO - Situado na região Norte do Brasil, é formado, em sua maior parte, por terras baixas, predominando o processo de sedimentação, com um clima e floresta equatorial.
CERRADO - Localizado na porção central do território brasileiro, há um predomínio de chapadões.
MARES DE MORROS - Situa-se na zona costeira atlântica brasileira, onde predomina alguns chapadões florestados, como também a quase extinta Mata Atlântica.
ARAUCÁRIAS - Predomina no sul do país, sendo também domínio de clima mais frio no Brasil, considerando que o seu clima é subtropical. Predomina nele uma espécie de pinheiro brasileiro.
PRADARIAS - Uma vegetação rasteira muito utilizada na pastagem de animais, está muito presente no extremo sul do Brasil, especialmente nos pampas gaúchos, seu clima é o subtropical.
MARES DE MORROS - Foi o primeiro a receber a colonização europeia, portanto, sendo o domínio que abrange a maioria das grandes cidades brasileiras, sendo também onde está concentrada boa parte da riqueza industrial e financeira do país.
CAATINGA - É o domínio morfoclimático mais seco de nosso país. O relevo de destaque nesta região é o de depressão, com a maior parte dos rios sendo temporários, a vegetação é rala com diversos tipos de cactos e bromélias.
AMAZÔNICO - É reconhecido como o maior dos domínios morfoclimáticos do Brasil.
CERRADO - Consiste majoritariamente em arbustos e em árvores baixas, que não costumam estar concentrados em grupos, mas sim afastados uns dos outros. Tipicamente, os troncos têm casca bastante grossa e aparência retorcida; as folhas costumam ser ásperas.