CORONEIS - Homens poderosos e influentes nos municípios, proprietários de terras e influentes na política nacional.
CANUDOS - Nome dado ao arraial, fundado por Antônio Conselheiro e reuniu sertanejos famintos, sem emprego nem perspectivas de vida, além de pessoas que fugiam das perseguições dos coronéis.
CANUDOS PERDEU - A quarta expedição. Resistiu até o ultimo momento e venceu três outras expedições enviadas a região.
MESSIÂNICOS - Nome dado aos povoados formados em Canudos e Contestado, por terem como líderes, religiosos, que diziam se enviados por Deus para tirar aquelas pessoas da miséria em que viviam.
AS AUTORIDADES - Agiram com violência contra Canudos e Contestado, pois viram os movimentos como ameaça. O exército brasileiro foi enviado para derrotar os dois movimentos e usou de violência extrema contra pessoas que pretendiam apenas condições melhores de vida.
OSWALDO CRUZ - Médico sanitarista que empenhou-se na erradicação das doenças que afligiam a população do Rio de Janeiro: peste bubônica, varíola e febre amarela. Para atingir sua meta, propôs a eliminação de ratos e mosquitos e ainda a vacinação contra a varíola.
A VACINAÇÃO - Foi o estopim para o início da Revolta da Vacina, mas outras razões contribuíram para a revolta popular: urbanização do Rio de Janeiro, que deixou muitos desabrigados, o desemprego, a insegurança.
URBANIZAÇÃO - O projeto propunha a modernização do Rio de Janeiro, incluindo a construção de aquedutos, calçamentos, ruas largas, aterro de pântanos e foi responsável por deixar boa parte da população pobre desabrigada e formar as favelas.
O NEGRO - Estava impedido de votar, já que a Constituição de 1891 concedia o direito de voto apenas aos alfabetizados. Não havia políticas de inserção do negro nas escolas públicas. Houve falta de trabalho, pois os patrões preferiam empregar os imies.