ESTRATIFORMES - desenvolvimento horizontal, cobrindo grande área; de pouca espessura; precipitação de caráter leve e contínuo.
CUMULIFORMES - desenvolvimento vertical, de pequena, média a grande extensão; surgem isoladas; a precipitação pode variar de fraca a moderada, ou mesmo ser forte, ocorrendo em pancadas e de forma localizada.
CIRROS - Nuvens das mais elevadas altitudes
CÚMULOS - Nuvens brancas geralmente com contorno bem definido e coloração bem branca quando iluminadas pelo Sol.
NIMBOS - São nuvens mais alongadas, de coloração cinza-escura, que se formam entre 500 m e 2.000 m de altitude, podendo cobrir todo o céu.
ESTRATOS - Podendo ser um sinal de chuvas, essas nuvens baixas e cinzentas se assemelham a um nevoeiro e se formam entre 250 m e 500 m de altitude.
VENTO - é que ar em movimento, ou seja, deslocamento horizontal de ar.
BRISA MARÍTIMA - Durante o dia, a superfície terrestre se aquece mais rapidamente do que a água do mar. O ar quente que fica sobre a superfície terrestre sobe, por ser menos denso, enquanto o ar frio que está sobre o mar circula em direção à superfície.
BRISA TERRESTRE - À noite, a terra se esfria mais rápido. Contudo, o ar quente que está sobre o mar vai esfriando lentamente; dessa forma, esse ar quente sobe, por ser menos denso, e o ar frio que está sobre a superfície circula em direção ao mar.