FILTRAÇÃO/VÁCUO - feita usando-se um funil de Buchner acoplado a um kitassato, que, por sua vez, está acoplado a uma trompa de água que arrasta o ar de dentro do kitassato, causando uma região de pressão baixa.
DECANTAÇÃO - Método no qual o componente menos denso da mistura (formada por um sólido não dissolvido em um líquido, ou entre dois líquidos que não se dissolvem) é posicionado em cima do componente mais denso, devido a ação da gravidade. Exemplo: separar barro da água
SEP. MAGNÉTICA - É a aproximação de um ímã magnético de uma mistura que contém alguma substância que é atraída pelo ímã, como limalhas de ferro, para separá-la dos outros componentes.
EVAPORAÇÃO - Essa técnica é baseada na diferença de pontos de ebulição entre os componentes da mistura. usado em misturas homogêneas sólido-líquido. Ex: Essa técnica é usada na obtenção de sal de cozinha a partir da água do mar.
DESTILAÇÃO - é usada principalmente para misturas sólido-líquido e consiste em aquecer a mistura em um balão de fundo redondo acoplado a um condensador. O líquido de menor ponto de ebulição evapora e chega ao condensador, onde retorna ao estado líquido e é coletado.
DEST.FRACIONADA - usada para misturas líquido-líquido miscíveis. A única diferença é que, antes do condensador, há uma coluna de fracionamento, em que há uma barreira, pois esse condensador possui bolinhas ou cacos de vidro ou de porcelana. Obtenção derivados do petróleo.
FUSÃOFRACIONADA - Método aplicado para separar misturas do tipo sólido-sólido que possuam pontos de fusão diferentes. A mistura é aquecida e um dos sólidos funde-se primeiro.
CENTRIFUGAÇÃO - é um método que acelera o fenômeno da decantação, quando a mistura é submetida a movimentos de translação em um equipamento denominado centrífuga
FENÔMENO FÍSICO - transformações que alteram os estados físicos da matéria. No ambiente observam-se três estados de agregação da matéria, também chamados estados físicos da matéria, dos quais podemos denominar: sólido, líquido e gasoso.