LUGAR - Pode ser definido como o espaço percebido, ou seja, uma determinada área ou ponto do espaço da forma como são entendidos pela razão humana. Seu conceito também se liga ao espaço afetivo aquele local em que uma determinada pessoa possui certa familiaridade
TERRITÓRIO - É classicamente definido como sendo um espaço delimitado. Tal delimitação se dá através de fronteiras, sejam elas definidas pelo homem ou pela natureza.
PAISAGEM - Refere-se às configurações externas do espaço. Por muitas vezes, ela foi definida como “aquilo que a visão alcança”.
ROTAÇÃO - A Terra realiza em torno do seu próprio eixo (linha imaginária que atravessa o centro da Terra, indo de um polo a outro). Esse deslocamento provoca a alternância entre os períodos de insolação nas regiões do planeta.
TRANSLAÇÃO - A Terra realiza em torno do Sol, sendo que ela demora 365 dias, 5 horas e 48 minutos para completá-lo. Esse movimento é o responsável direto pela existência das estações do ano.
FUSO HORÁRIO - São linhas imaginárias que dividem a Terra a 24 faixas idênticas, de modo que cada divisão tenha 15° de longitude de uma faixa a outra, contados a partir do meridiano inicial.
PARALELOS - São linhas que passam paralelamente à Linha do Equador, que “corta” a Terra ao meio, ocasionando a divisão entre os hemisférios norte e sul. Os paralelos mais conhecidos são o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio.
MERIDIANOS - São linhas traçadas verticalmente com relação à Linha do Equador. O meridiano mais conhecido é o Meridiano de Greenwich.
LINHA EQUADOR - Divide o globo terrestre em dois hemisférios: Hemisfério Sul e Hemisfério Norte.