IRONIA - É uma forma de expressão literária ou uma figura de retórica que consiste em dizer o contrário daquilo que se quer expressar.
ANTÍTESE - É uma forma de expressão literária ou uma figura de retórica que consiste em dizer o contrário daquilo que se quer expressar.
PARADOXO - É uma figura de linguagem, mais precisamente uma figura de pensamento, baseada na contradição. Muitas vezes, essa figura pode apresentar uma expressão absurda e aparentemente sem nexo, entretanto, ele expõe uma ideia coerente e fundamentada na verdade.
EUFEMISMO - É uma figura de linguagem que emprega termos mais agradáveis para suavizar uma expressão.
GRADAÇÃO - É uma figura de linguagem caracterizada por um encadeamento de ideias que pode seguir uma ordem crescente ou uma ordem decrescente. Seguindo uma ordem crescente, essa figura apresenta uma progressão ascendente e descendente.
PARALELISMO - É a correspondência de funções gramaticais e semânticas existentes nas orações. Além de melhorar a compreensão de texto, o fato de respeitar essa figura torna a sua leitura mais agradável.
METÁFORA - É uma figura de linguagem em que se verifica uma comparação implícita, isto é, sem conjunção ou locução conjuntiva comparativa.
METONÍMIA - É a figura de linguagem utilizada para substituir um termo por outro, “emprestando” o seu sentido.
ANÁFORA - É uma figura de linguagem que se caracteriza pela repetição de uma mesma palavra ou expressão no início de cada oração ou sentença.