SUBSTANTIVO - Substantivo é a palavra que dá nome aos seres, coisas, lugares, ideias, sentimentos, ele sofre flexão de gênero, número e grau.
ADJETIVO - Adjetivo é toda palavra que caracteriza o substantivo, indicando-lhe qualidade, defeito, estado, condição, etc. Ex.: homem bom (qualidade), menino traquina (defeito), moça feliz (estado), família rica (condição).
VERBO - O verbo é a palavra que indica ação, movimento, estado ou fenômeno meteorológico.
PRONOME - Pronome é a classe de palavras que substitui o substantivo (nome). Tem a finalidade de indicar a pessoa do discurso ou situar no tempo e espaço, sem utilizar o seu nome.
ARTIGO - O artigo é a palavra que define o substantivo, ele pode ser definido ou indefinido e variar quanto ao gênero e ao número.
NUMERAL - O numeral quantifica e posiciona os seres, ele pode ser classificado em: cardinal, ordinal, multiplicativo e fracionário.
PREPOSIÇÃO - A preposição é um conectivo que liga dois termos da oração, subordinando um termo ao outro.
CONJUNÇÃO - Conjunção é a palavra invariável que tem por função ligar orações ou termos de mesmo valor gramatical. Exemplos: Faz sol, mas está frio. Comprou pera e mamão.
INTERJEIÇÃO - Interjeição é toda palavra que expressa sentimentos e emoções de formas variadas. Exemplos: ah!, ufa!, oba!, etc