FUNÇÃO EMOTIVA - Ênfase na subjetividade do emissor, o objetivo desse tipo de comunicação é mostrar o ponto de vista (1ª pessoa) de quem produz a mensagem.
METALINGUÍSTICA - O foco é a própria linguagem. através do uso da linguagem para falar, explicar ou descrever o próprio código linguístico.
FUNÇÃO FÁTICA - O destaque é o canal de comunicação. O emissor usa procedimentos para manter contato físico ou psicológico com o interlocutor, prolongando ou interrompendo uma conversa.
FUNÇÃO POÉTICA: - Texto em que a função está centrada na própria mensagem,elemento muito empregado na poesia. Sua intenção é romper com o modo tradicional com o qual estamos habituados a ver as palavras.
REFERENCIAL - Informar o interlocutor é o principal objetivo dessa função. Predomínio do discurso na 3ª pessoa e ausência de opiniões pessoais.
FUNÇÃO EMOTIVA - Função centrada no emissor.
FUNÇÃO CONATIVA - Usada para convencer o interlocutor, levando a que este tenha um determinado comportamento, pensamento ou atuação.
FUNÇÃO CONATIVA - Conhecida também como função apelativa, por fazer um apelo, visando primordialmente influenciar e persuadir o receptor.
METALINGUÍSTICA - Função centrada no código.