DIÁRIO PESSOAL - É um gênero de texto pessoal em que uma pessoa relata experiências, ideias, opiniões, desejos, sentimentos, acontecimentos e fatos do dia a dia.
LETRA - São sinais gráficos das palavras e representam a forma como os fonemas são escritos.
FONEMA - É o som emitido toda vez que alguém pronuncia as palavras de uma língua.
PARÔNIMO - É a relação que se estabelece entre palavras que possuem significados diferentes, mas são muito parecidas na pronúncia e na escrita. Ex: Câmara/Câmera.
FÁBULA - São composições literárias curtas, escritas em prosa ou versos em que os personagens são animais que apresentam características humanas. Geralmente transmite uma lição de moral.
ONOMATOPEIA - É uma figura de linguagem que consiste na utilização de uma palavra especial para representar um som específico. Ex: cof,cof(tosse).
PROPAGANDA - É a divulgação de uma mensagem que busca convencer o leitor a comprar um produto ou uma ideia. Ex: Coronavirus - só a prevenção pode evitar a transmissão.
OXÍTONAS - São aquelas palavras que têm a última sílaba tônica, ou seja, a última sílaba dessas palavras é pronunciada com mais força. Ex: a-MOR.
PAROXÍTONAS: - São aquelas palavras em que a penúltima sílaba é pronunciada com maior intensidade em virtude do acento tônico. Ex: sau-DA-de.