SÓLIDO. - Estado físico em que as moléculas que compõem a matéria permanecem fortemente unidas e possuem forma própria e volume constante.
LÍQUIDO - Estado físico da mátéria em que as moléculas já apresentam uma menor união e maior agitação, de forma que apresentam forma variável e volume constante
GASOSO - Estado físico da mátéria em que as partículas que formam a matéria apresentam intensa movimentação, pois as forças de coesão são pouco intensas nesse estado. Neste estado, a substância apresenta forma e volume variáveis
FUSÃO. - Passagem do estado sólido para o estado líquido por meio do aquecimento. Por exemplo, um cubo de gelo que fora do congelador vai derretendo e se transformando em água.
VAPORIZAÇÃO. - Passagem do estado líquido para o estado gasoso que é obtido de três maneiras: calefação (aquecedor), ebulição (água fervendo) e evaporação (roupas secando no varal).
CONDENSAÇÃO - Passagem do estado gasoso para o estado líquido por meio do resfriamento, por exemplo, a formação do orvalho.
SOLIDIFICAÇÃO - Passagem do estado líquido para o estado sólido, ou seja, é o processo inverso à fusão, que ocorre por meio do arrefecimento, por exemplo, água líquida transformada em gelo.
SUBLIMAÇÃO. - Passagem do estado sólido para o estado gasoso e vice-versa (sem passagem pelo estado líquido) e pode ocorrer pelo aquecimento ou arrefecimento da matéria, por exemplo, gelo seco (dióxido de carbono solidificado).