ARENOSO - São aqueles que têm grande parte de suas partículas classificadas na fração areia, formado principalmente por cristais de quartzo e minerais primários. Ele também possui consistência granulosa como a areia. Permeável à água.
ÁRIDO - São aqueles que pela ausência de chuva não desenvolvem seu solo.
ARGILOSO - São aqueles que tem grande parte de suas partículas classificadas na fração argila. Não são tão arejados, mas armazenam mais água quando bem estruturados. São geralmente menos permeáveis
FÉRTIL - É aquele que tem nutrientes suficientes para suprir as necessidades das plantas.
HUMOSO - É também conhecido como solo humífero, pois apresenta quantidade maior do que 70% de húmus em sua composição. Ele é bastante fértil, por isso é amplamente utilizado na produção agrícola.
MINHOCAS - São animais anelídeos da classe Oligoqueta, ordem Haplotaxida, de corpo alongado, cilíndrico, recoberto por anéis e com algumas cerdas corporais, que auxiliam na locomoção.
SOLO - É um corpo de material inconsolidado que cobre a superfície terrestre emersa, entre a litosfera e a atmosfera. São a base para o desenvolvimento das plantas, animais e também para as atividades econômicas como (agricultura, pecuária e extrativismo).
ORGÂNICO - Composto de materiais orgânicos (restos de organismos mortos e em decomposição), além da areia e da argila. Este solo é o que mais favorece o desenvolvimento da vida das plantas, porém solos orgânicos tropicais como do Brasil, possuem baixa fertilidade.
ROCHA - Está presente, em sua maioria, na litosfera, camada sólida do planeta e que abriga os seres humanos, sendo bastante explorada em razão dos recursos naturais e minerais que nela existem