DIAGNÓSTICA - situa o professor e aluno no início de um processo de ensino e aprendizagem
FORMATIVA - Situa o professor e aluno durante um processo de ensino e aprendizagem
SOMATIVA - Situa o professor e aluno no final de um processo de ensino e aprendizagem
PROVA - A prova é o instrumento de avaliação mais comumente utilizado na escola. Em algumas escolas todo seu processo avaliativo é centrado em provas, visto que possibilita fidedignidade na aprovação do aluno e na devolução dos resultados a comunidade escolar.
OBSERVAÇÃO - é um instrumento de avaliação utilizado na escola com fim informal
RELATÓRIO - pode ser utilizado como instrumento de avaliação. Constitui um documento escrito pelo aluno, em forma de narrativa, a fim de expressar um estudo ou uma atividade desenvolvida. “Tem por finalidade informar, relatar, fornecer resultados, dados experiênci
PORTIFÓLIO - é um instrumento de avaliação constituído pela “organização de uma coletânea de registros sobre aprendizagens do aluno que favoreçam ao professor, aos próprios alunos e às famílias uma visão evolutiva do processo