CONSC. MORAL - Dúvidas em relações a situações que requerem uma decisão a tomar, que nos põem à prova sem sermos obrigados por outros, onde decidamos e justifiquemos para si e para os outros as razões de nossa decisão, assumindo todas as consequências dela.
JUÍZO DE FATO - Juízo proferido enunciando um acontecimento, apontando as coisas que são, como são e por que são.
JUÍZO DE VALOR - Juízo proferido qualificando, interpretando ou avaliando o acontecimento, na qual resultam conjuntura sobre as coisas, situações e normatividade por sentimentos em estado de espírito de um dever ser moral, artístico, estético, política e na religião.
ÉTICA - História das ideias desde a Antiguidade até nossos dias, em que seu centro, encontra-se no problema da violência e dos meios para evitá-la e controlá-la, junto a diferentes formações sociais e culturais instituindo padrões de condutas.
VIOLÊNCIA - É percebida como exercício da força e da coação psíquica para obrigar alguém uma conduta ou uma violação da integridade física e psíquica a dignidade humana de alguém ou a profanação e discriminação a coisas: sagrada, social e/ou política em suas crenças.
VALORES ÉTICOS - Campo ético constituído por dois polos internamente relacionados: o agente ou o sujeito moral e os valores morais ou as virtudes éticas, junto a maneira exprimida como uma cultura e uma sociedade definem a si mesma.
FINS ÉTICOS - Relação intersubjetiva e social, não alheias ou indiferentes às condições históricas e políticas, econômicas e culturais da ação moral, universalizada do ponto de vista da mesma que institui em condição ao espaço-tempo vivente.
MEIOS MORAIS - Conjuntos de instituições educacionais formais e informais, que geram direcionamentos polifônicos construtivistas entre estímulos-respostas, por vezes, ignorando a realidade psíquica ou emocional do Ser a fidelização utilitarista dos fins éticos.
CAMPO ÉTICO - Conduta do agente consciente, munido de responsabilidades aos juízos de valores, dada na capacidade para deliberar diante de alternativas em reconhecer e julgar os valores dos atos e das condutas e agir em conformidade com os valores morais.