DOENÇA TROPICAL - São doenças infecciosas que ocorrem unicamente nas regiões tropicais e subtropicais (o que é raro) ou, mais seguidamente, são ou mais difundidas nos trópicos ou mais difíceis de prevenir e controlar.
MALÁRIA - Também chamada paludismo, impaludismo ou maleita, é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos e provocada por protozoários parasitários do gênero Plasmodium. A doença é geralmente transmitida através da picada de uma fêmea infectada do mosquito.
FEBRE AMARELA - É uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por mosquitos contaminados, caracteriza-se clinicamente por manifestações de insuficiência hepática e renal, que pode levar à morte em cerca de uma semana.
LEISHMANIOSE - Doença infecciosa, porém, não contagiosa, causada por parasitas do gênero Leishmania. É transmitida ao Homem pela picada de fêmeas de insetos dípteros flebotomíneos, que compreendem o gênero Lutzomyia (chamados de “mosquito palha” ou birigui.
DENGUE - É uma doença tropical infecciosa causada pelo vírus da dengue, um arbovírus da família Flaviviridae, gênero Flavivírus e que inclui quatro tipos imunológicos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.
CHAGAS - É uma doença transmissível causada por um parasito e transmitida principalmente através do inseto “barbeiro”. O agente causador é um protozoário denominado Trypanosoma cruzi. No homem e nos animais, vive no sangue periférico e nas fibras musculares.
AEDES AEGYPTI - Transmissor de Dengue
ANOPHELES - Transmissor de Malária
FÍGADO - órgão atacado pela malária