ÁGUA ENCANADA - Foi em 1908, com a operação do Reservatório do Alto São Francisco, em Curitiba, que a população começa a ver os benefícios dessa nova facilidade.
ANO DE 1853 - Nesse ano foi construído o bebedouro da Rua Fechada, atual Largo da Ordem, em Curitiba. Os tropeiros e fazendeiros da região costumavam dar de beber a seus cavalos e mulas.
CHAFARIZ - O primeiro em Curitiba era público e foi inaugurado no ano de 1871. O encanamento ligava o olho d´água da Praça da Misericórdia, atual Praça Rui Barbosa, ao chafariz onde hoje localiza-se a Praça Zacarias.
RESERVATÓRIO - O primeiro inaugurado em Curitiba, no ano de 1908, recebia água vinda da represa do Carvalho, nos mananciais da serra.
SANEAMENTO - Foi nos anos de 1903 e 1904 quando foi assinado o primeiro contrato para realização de obras em Curitiba entre o Governo do Paraná e a Companhia de Melhoramentos de São Paulo
ESGOTOS - Foi no ano de 1908 que se iniciou o primeiro sistema de coleta e tratamento a entrar em operação com o nome de Instalações Bacterianas e se localizava na Rua Engenheiro Rebouças, em Curitiba.
ANO DE 1917 - Nesse ano, por meio de decreto, o Governo do Estado torna os serviços de água e esgoto de Curitiba competência exclusiva do Estado e cria a Secção de Água e Esgotos.
TRATAMENTO - No ano de 1945 entram em operação as duas primeiras Estações de Tratamento de Água do Paraná: a ETA Tarumã, em Curitiba, e a ETA de Castro.
ÁGUA INDUSTRIAL - No ano de 2002 a Sanepar passa a fornecer água industrial por meio da Estação de Tratamento de Água Industrial Araucária. A água captada no rio Iguaçu possibilitava o reúso, preservando a água de melhor qualidade para o consumo humano.