PROJETOS - É o tipo de aprendizagem que também é fundamentada na Aprendizagem baseada em Problemas). Que exige que os alunos coloquem a mão na massa ao propor que os alunos investiguem como chegar à resolução.
TIMES - É o tipo de aprendizagem que também é conhecida como team based learning (TBL), tem por finalidade a formação de equipes dentro da turma, através do aprendizado que privilegia o fazer em conjunto para compartilhar ideias.
MAKER - É o movimento do “faça você mesmo”, que propôs nos últimos anos o resgate da aprendizagem mão na massa, trazendo o conceito “aprendendo a fazer”.
COLABORATIVA - Aprendizagem por times pode ser através de estudo de caso ou projeto, para que os alunos resolvam os desafios. Eles aprendem uns com os outros, empenhando-se para formar o pensamento crítico, que é construído por meio de discussões e reflexões, de forma..
INVERTIDA - Sala de aula tipo flipped classroom, pode ser considerada um apoio para trabalhar com as metodologias ativas, que tem como objetivo substituir a maioria das aulas expositivas por extensões da sala de aula em outros ambientes, como em casa, no transporte.
VIRTUAIS - Para o professor José Moran, a mescla entre sala de aula e esses ambientes é fundamental para abrir a escola ao mundo e, ao mesmo tempo, trazer o mundo para dentro da escola.
ANTECIPADA - Forma em que o estudante tem acesso ao conteúdo, no modelo de sala de aula invertida, podendo ser online para que o tempo em sala de aula seja otimizado, fazendo com que tenha um conhecimento prévio sobre o conteúdo a ser estudado.
TRANSFORMAÇÃO - É o principal benefício do uso das metodologias ativas na sala de aula. É o que ocorre na forma de conceber o aprendizado, ao proporcionar que o aluno pense de maneira diferente e resolva problemas conectando ideias que podem parecer desconectas.
EMPATIA - Um dos benefícios de trabalhar com metodologias ativas.