BALAIADA - Foi no Maranhão e Piauí. Perda do mercado de algodão, por causa dos preços do algodão norte-americano, mais barato e de melhor qualidade. Altos impostos cobrados pelo governo regencial.
HUMANISTAS - Intelectuais que se dedicaram aos estudos da língua e da cultura greco-romano.
HUMANISMOS - Movimento intelectual
RENOVAÇÃO - No currículo universitário: História, matemática e literatura
GRIÔS - Eram chamados de "bibliotecas vivas", eram indivíduos encarregado de preservar e transmitir as histórias, conhecimentos e canções de seu povo. Eles eram procurados por muitos reis africanos para trabalharem como professores de seus filho
IMPÉRIO MALI - Mali: Pertenciam a África Ocidental, os guerreiros mandingas, liderados por Sundiata Keita.Ele converteu-se ao catolicismo, e para proteger o seu império, deslocou sua capital para Tombuctu. Este império era produtor de ouro, cobre, sal e noz-de-cola.
MALI - Sundiata Keita venceu o povo sosso e fundou o Império do mali. Ele converteu-se ao islamismo.
DURAÇÃO IMPÉRIO - A sua longa duração no poder foi: possuía um poderoso exército de arqueiros, financeiros e cavaleiros; controlava as áreas de extração do ouro; tinha capacidade de reprimir rebeldes em caso de revolta.
BANTOS - Razões para sua expansão e conquista territorial, por serem bons agricultores, conseguiam se alimentar melhor, viver mais tempo e se multiplicar com rapidez, buscando novas terras para plantar. Eles tinham o domínio do ferro, vencendo os adversários.