BIOTECNOLOGIA - Conjunto de técnicas e/ou tecnologia que envolvem a manipulação de organismos vivos para obtenção de produtos específicos ou modificação de produtos e, oferta de serviços, como por exemplo, um teste de DNA.
TRANSGÊNICOS - Alimentos criados em laboratórios com a utilização de parte de um código genético de diferentes espécies como animais, vegetais e microrganismos.
DNA RECOMBINANT - É aquele que possui o gene do DNA humano que nos interessa fundido com um plasmídeo bacteriano.
TERAPIA GÊNICA - Técnica que utiliza genes saudáveis como "substitutos" de genes "defeituosos" através de vetores (que são partículas que carregam o gene para sua fonte).
VÍRUS - São usados como vetores mais eficientes na terapia gênica.
VACINAS - Estimulam nosso sistema imune a combater a causa da doença.
VACINA ATENUADA - É feita com microrganismo inteiro e vivo, porém, enfraquecido. Como exemplo temos a vacina da febre amarela, tríplice viral e a vacina contra catapora.
V. D SUBUNIDADE - vacina que usa "pedacinhos" do microrganismo como proteínas para estimular nosso sistema imune a reagir contra este invasor. Como exemplos temos a vacina contra a hepatite B e contra o HPV
VACINA TOXOIDES - São vacinas produzidas contra a toxina que o microrganismo produz e não contra o microrganismo. Exemplos desta vacina são vacinas contra tétano e difteria.