LEI USO/DESUSO - O uso frequente de uma parte do corpo faz com que ela se desenvolva e a falta de uso faz com que ela atrofie.
LAMARCKISMO - As espécies mudam ao longo do tempo, de modo gradual/aos poucos. Essa evolução seria guiada pela necessidade dos organismos, sempre aumentando a sua complexidade.
DARWINISMO - Os principais pontos para entender a evolução são: variabilidade, herdabilidade/ancestralidade, reprodução diferencial e seleção natural.
ADAPTAÇÕES - Características que facilitam a sobrevivência e reprodução de um organismo.
ÓRGÃOS ANÁLOGOS - Órgãos que não têm a mesma origem embriológica, mas apresentam funções semelhantes, como as asas de uma ave e de um inseto.
HOMÓLOGAS - Estruturas semelhantes que se desenvolveram de um ancestral comum, mesmo que elas tenham funções diferentes.
TEORIA CELULAR - Diz que: Todos os seres vivos são formados por células; As células são a unidade básica de estrutura e funcionamento dos seres vivos; Uma célula só pode originar de outra, por meio do processo de divisão celular.
FECUND. INTERNA - A forma mais comum de reprodução entre os animais terrestres, como repteis, aves e mamíferos e vários invertebrados, como os insetos.
OVULÍPAROS - Liberam os gametas no meio externo para que ocorra a fecundação. Ex.: peixes.