SIGNAL - É quando um processo dentro de um monitor, sinaliza que a condição de espera foi satisfeita
CONDITION - Delimita a quantidade de processos, dentro de um monitor, que podem ser acordados pelo sinal de seu concorrente.
DIRETA - É o tipo de comunicação entre processos que exige que o processo, ao receber ou enviar mensagem, enderece explicitamente o nome processo receptor ou transmissor
INDIRETA - É o tipo de comunicação entre processos que utiliza uma área compartilhada onde o processo transmissor pode colocar as mensagens que serão retiradas pelo receptor
RENDZVOUS - Baseia-se na interação entre processos através de comunicação síncrona não bufferizada.
CLIENTESERVIDOR - Uma variação mais eficiente do rendezvous é permitir que o processo transmissor não permaneça bloqueado aguardando a leitura da mensagem pelo processo receptor
ASSINCRONO - Nesse modo de comunicação o processo transmissor nem o receptor permanecem aguardando o envio e o recebimento de mensagens
AVESTRUZ - Consiste em ignorar o problema do deadlock
OCORRE DEADLOCK - Exclusão mútua, Espera por recursos, Não preempção, Espera circular