SUBST SIMPLES - Aquele que apresenta um único radical na formação da palavra. Exemplos: homem, castelo, medo.
SUBST COMPOSTO - Aquele que apresenta mais de um radical na formação da palavra. Exemplos: guarda-roupa, cachorro-quente, couve-flor.
SUBST PRIMITIV - Aaquele que não se origina de qualquer outra palavra da língua. Exemplos: porta, leite, laranja.
SUBST DERIVADO - Aquele formado a partir de um radical já existente. Exemplos: porteira, leiteiro, laranjeira.
SUBST COMUM - Aquele que nomeia seres de uma mesma espécie ou conceitos abstratos, como os sentimentos humanos. Exemplos: homem país, cidade, saudade, tristeza.
SUBST PRÓPRIO - Aquele que nomeia seres particulares, únicos entre aqueles de uma mesma espécie. Exemplos: Brasil, Paris, João, Maria.
SUBST CONCRETO - Aquele que designa seres que possuem uma existência autônoma, real ou imaginária. Exemplos: bruxa, fada, sapato, cavalo, Fernanda, Pedro.
SUBST ABSTRATO - Aquele que nomeia conceitos como ações, qualidades, estados, sentimentos, sensações e que não possuem uma existência independente. Exemplos: saudade, beleza, doença.
SUBST COLETIVO - É aquele utilizado para nomear algum tipo de agrupamento e que pode ser de pessoas, de animais, de plantas, de objetos, etc. Exemplos: Família (conjunto de parentes) Plateia (conjunto de espectador )Turma (conjunto de alunos de uma mesma classe).