ACOMODAÇÃO - É a atividade pelo qual os esquemas de ação e do pensamento se modificam em contato com o objeto.
ID - A estrutura mais primitiva, constitui o pólo pulsional por excelência e foi concebido como um importante reservatório da libido. Os seus conteúdos são em parte inatos e em parte recalcados e adquiridos, sendo desprovidos de qualquer organização.
EGO - funciona em busca de prazer, é regulado pelo princípio de realidade, canalizando e organizando a energia proveniente do id. É uma importante instância executiva, tomando sistemáticas decisões e gerindo as exigências do id em função das limitações.
SUPEREGO - Formado a partir dos esforços do ego em adaptar-se às regras, convenções e exigências socioculturais. Constitui-se pela interiorização das exigências e das interdições, funcionando como uma importante instância crítica.
ZONA DES. PROX. - É a distância entre as práticas que uma criança já domina e as atividades nas quais ela ainda depende de ajuda.
ADAPTAÇÃO - O processo quando o organismo se transforma em função do meio e quando esta transformação tem por efeito um acréscimo das trocas entre ambos, favoráveis ao organismo.
PSICOSSOCIAL - Cada estágio da vida é atravessado por uma crise psicossocial entre uma vertente positiva e uma vertente negativa. As duas vertentes são necessárias, mas é essencial que se sobreponha a positiva.
PSICOSSEXUAL - Conjunto de reflexos instintivos que são determinantes para a sua sobrevivência e têm associadas funções psicológicas essenciais: um instinto para incorporar elementos do seu envolvimento e um instinto na busca de prazer.
SOCIOCULTURAL - O desenvolvimento humano é produto do ambiente social e cultural. A criança vai se desenvolvendo contínua e progressivamente; o ritmo desse desenvolvimento depende da estimulação apropriada que for feita na zona de desenvolvimento proximal.