ÍNTRON - Sequência não codificadora em um gene eucariótico que é transcrita em uma molécula de RNA e então removida no processo de splicing de RNA para produzir mRNA.
FAMÍLIA GÊNICA - Conjunto de genes relacionados que teve origem em um processo de duplicação gênica e divergência.
FAMÍLIAPROTEICA - Grupo de polipeptídeos que compartilha uma sequência de aminoácidos ou uma estrutura tridimensional semelhante, refletindo uma origem evolutiva comum. Membros individuais muitas vezes possuem funções relacionadas, porém distintas, como as cinases.
ALELO - Forma alternativa de um gene; para um gene específico, diversos alelos podem existir no conjunto gênico de uma espécie.
ANTICÓDON - Conjunto de três nucleotídeos consecutivos em uma molécula de RNA transportador que reconhece, mediante pareamento de bases, o códon de três nucleotídeos em uma molécula de RNA mensageiro.
BLOCO HAPLÓTIPO - Combinação de alelos ou outros marcadores de DNA que são herdados como uma unidade e não são separados pela recombinação gênica, ao longo de diversas gerações.
BASE - Molécula que aceita um próton quando dissolvida em água; termo também utilizado para descrever purinas e pirimidinas contendo nitrogênio no DNA e RNA.
CDNA - DNA sintetizado a partir de moléculas de mRNA presentes em um tipo celular específico.
CITOCROMO - Proteína ligada à membrana, colorida, contendo heme, que transfere elétrons durante a respiração celular e fotossíntese.