Efuturo: Retornando dos mortos

Retornando dos mortos

Fuga do passado. Algo que parece estar no DNA dos humanos. Será que fugir mudando de cidade é o suficiente? Aceitando um convite, a tradutora optou por usar “vigária”, a reverenda Jack Brooks fez isso. Depois de mostrar que “não há nada escondido que não seja descoberto”, ela foge outra vez. Para a Austrália.

No início do seu quarto livro “Garotas em Chamas”, C. J. Tudor recorre a Wikipédia para contar sobre as bonecas feitas de gravetos e incendiadas todos os anos homenageando as oito pessoas queimadas na fogueira durante a expurgo protestante. Duas eram garotinhas.

Nos agradecimentos, Tudor diz que terminar de escrever “Garotas em Chamas” pareceu uma eternidade. Que cada vez fica realmente mais difícil. Os premiados com as dificuldades dela somos nós os seus leitores. Novamente não faltam em “Garotas em Chamas” o imponderável e as pitadas de sobrenatural. Sobre ele, Elbert Hubbard disse: “O sobrenatural é o natural que ainda não conhecemos”.

É para Chapel Croft que a reverenda Brooks foi enviada. A cidadezinha das bonecas de gravetos. Com a missão de assumir a igreja local. O responsável anterior enforcou-se dentro da igreja. A cidade convive com outros fantasmas. Trinta anos antes, duas garotas desapareceram. Nunca foram encontradas. Nem seus corpos.

Logo a reverenda Brooks percebe não ter caído nas graças dos habitantes. Desde a garotinha ensanguentada filha do maior doador da igreja, até o recebimento de um pacote contendo um kit exorcismo. Coisas estranhas também começam a acontecer com sua filha de 15 anos. Fantasmas aparecem para Flo. Meninas em chamas.

A reverenda Brooks deixa de lado os sermões para agir como detetive. Enquanto tenta desvendar os mistérios e as conspirações, Flo se envolve com um jovem da cidade. Os dois vivem aventuras nada comuns. Alguém que descobriu os rastros da reverenda está chegando de longe no seu encalço. Sempre podemos ser enganados por mocinhos e vilões. Fora da ficção também nos assustamos quando eles se revelam.

E chega a vez de ossos humanos serem encontrados. Mal consertado o piso da igreja cedeu revelando alguns. Outros foram encontrados no fundo de um poço abandonado. Isso faz com que Brooks e Flo tenham de lutar por suas vidas. A reverenda finalmente tem a resposta que perseguia para a sua pergunta: De quem foi a indicação do seu nome para assumir aquela igreja?

O ápice. O encontro das assassinas. Depois de conspirações, violência, bullying, ciúmes e relações amorosas perigosas que terminaram em assassinatos, descobriremos o que aconteceu com Merry e Joy. As duas garotas que desaparecem de Chapel Croft. Tudor encheu vários dos meus dias de alegria mesmo sem lego. Quem ler os agradecimentos entenderá.