Efuturo: As rivalidades dos gênios

As rivalidades dos gênios

Bill Gates, Steve Jobs, Thomas Edison e Nikola Tesla. Essa é uma relação de quatro gênios e duas rivalidades que mudaram o nosso mundo. Por causa dos computadores, os dois primeiros são mais conhecidos. A rivalidade entre Edison e Tesla foi pela eletricidade.

Das 1093 invenções de Thomas Edison a mais famosa foi a lâmpada incandescente. Americano não teve estudo escolar. Foi educado pela sua mãe. Depois de adulto estudou por conta própria. Além de inventor foi empresário. Fundou pelo menos 14 empresas, entre elas a “General Electrics”. Quem nunca ouviu falar da GE?

Se nascesse hoje, Nikola Tesla seria um croata. Estudou engenharia elétrica na Áustria. Antes de ser transferido para os Estados Unidos, trabalhou numa das empresas de Thomas Edison em Paris. Redesenhou e fez melhorias em todas as máquinas inventadas pelo patrão. Deixou o emprego seis meses depois. Morreu pobre.

Dono da patente, as empresas de Thomas Edison começaram a iluminar as cidades americanas com corrente contínua. O rival Tesla tinha inventado o motor de corrente alternada. Apostando em Tesla, uma empresa concorrente financiou seu projeto. E como é sabido, com a expansão da era industrial a corrente contínua acabou derrotada. Num simples elevador ou numa complexa hidroelétrica, a corrente elétrica alternada está presente.

As empresas de Bill Gates e Steve Jobs criaram uma espécie de ideologia com currais e tudo. Há os “extremistas radicais” que apoiam a Microsoft e abominam a Apple. Há os “extremistas radicais” que apoiam a Apple e abominam a Microsoft. Mesmo sem entrar nesta guerra ideológica, é difícil imaginar como seria o nosso planeta na atualidade sem a existência das duas empresas.

Lá na segunda metade do século passado, a Apple produzia computadores para a IBM. A Microsoft produzia sistemas operacionais para os computadores da IBM. Quem se lembra do MS-DOS? Uau! No início a relação era amistosa. A rivalidade começou quando a Microsoft iniciou a venda de sistemas para computadores com a marca da maça. Quase 50% do faturamento da Microsoft vinham dessas vendas.

Então surgiu o Windows, logo acusado pela Apple de ser uma cópia do seu sistema Macintosh. Travou-se uma batalha nos tribunais com a derrota da Apple. Como é sabido, o Windows continua imbatível como sistema operacional para computadores. Ajudou a transformar Bill Gates num dos homens mais ricos do mundo.

Essa rivalidade ainda não terminou. A Apple parece ser imbatível na “era do iPhone”. O que a Microsoft fez com os computadores, a Apple está fazendo com os celulares. Uma revolução. Como Bill Gates, logo os computadores também estarão aposentados.