Efuturo: UMA RAÇA DE FRUSTRADOS

UMA RAÇA DE FRUSTRADOS

O sentimento humano mais confundido é a frustração. Acredito que a maioria das pessoas desconheça tal sentimento. Esse desconhecimento nos leva associar a frustração com infelicidade ou tristeza. Os três são sentimentos completamente diferentes um do outro.

Toda a evolução da espécie humana foi acompanhada de frustrações. Nossos ancestrais lá das cavernas escuras e frias ainda sem a companhia do fogo, já eram seres frustrados. Eles também não sabiam disso. O mundo que nos rodeia nos dias atuais, foi todo moldado por frustrações.

A frustração é o diabinho dos nossos sentimentos. Sempre que nos frustramos, nosso diabinho vem correndo assoprar no ouvido do nosso inconsciente. Frustrado que nada. Você está triste. Hoje você está apenas infeliz. Aceitamos o que o diabinho diz e deixamos ele feliz. Nunca frustrado.

Coletivamente a pirâmide social foi erguida com base nas frustrações. Somos governados por políticos frustrados eleitos por eleitores frustrados. Ajudamos aumentar a frustração das sociedades com a nossas frustrações. As famílias desde sempre foram um aglomerado de frustrados camuflados pela roupagem do amor.

E nem poderia ser diferente. Todo coletivo é uma reunião de individualidades. Estou frustrado com meu casamento, com meus filhos. Meus filhos estão frustrados comigo. Ontem eu estava frustrado sem emprego. Hoje estou frustrado porque meu colega tem um salário maior que o meu. Com o que ainda não sei, mas estarei frustrado amanhã.

O bullying nas escolas e os trotes nas universidades existem porque os alunos são frustrados educados por professores frustrados. Alguém sempre paga por nossas frustrações. A ignorância e a pobreza são frustrantes olhando para a genialidade e riqueza. Sem se dar conta que ricos e gênios também são frustrados.

Ninguém pode estar infeliz ou triste com a vida. A vida só nos permite frustrações com ela. Não é a fé ou a falta dela que nos fazem procurar por um deus ou trocar de religião. Fé e crença também são abaladas pelas frustrações. O diabinho entra em cena. Na verdade, nenhuma religião conta com mais fiéis do que a frustração.

Com o advento das redes sociais, criou-se um paraíso para o nosso diabinho da frustração. Foi ali que nós os frustrados encontramos templos e altares perfeitos para rezar nossas frustrações em preces diárias. Incluindo améns vazios.

Sei o que muitos que leram até aqui estão pensando. Então digo que a frustração se enquadra no altruísmo também. O médico do sem fronteiras que não pode salvar aquela criança num lugar do mundo do qual nunca ouvimos falar, agora é um frustrado.