Efuturo: Leitura na Escola (T185)

Leitura na Escola (T185)

É verdade que a leitura constrói um mundo particular e imaginário para aquele que ama ler. Passamos hoje por uma era virtual, uma era que invade a casa de muitas pessoas, não digo que ela atrapalha na formação de leitores, mas hoje se as precauções não forem tomadas ela tende a desestimular as crianças ao hábito da leitura.
Eu já fui educador, e como tal vi muitas dificuldades em adultos, pois dava aula para supletivo, em coordenar idéias e usar as palavras, pois houve em algum período destes alunos a dificuldade para a leitura, acho até por falta de incentivo.
Um fator que podemos adicionar aqui, também, é que esta falta de incentivo também aparece muito na periferia, pouco a escola se integra nesta tarefa tão importante.
O hábito pela leitura tem que ser trabalhado desde cedo, e não deixar este papel só para a escola, mas também deve ser praticado em casa, o incentivo de certa forma tem que vir em conjunto com os pais, é em casa que parte os primeiros passos da criança rumo à educação, e a leitura não é diferente.
Após o aprendizado das primeiras palavras o incentivo é muito importante, criar na criança uma expectativa forte na construção da leitura é primordial, pois como foi dito a informática aparece como desestímulo à leitura, não porque esta é sua função, mas porque não é usada de maneira adequada interagindo com o papel formador do aluno.
Outra coisa é importante nesta empreitada, investir nas bibliotecas tanto escolares como as públicas, pois o acervo é muito pequeno, o que faz com que as bibliotecas sejam pouco freqüentadas.
Deve-se criar na escola uma aula de leitura, voltada única e exclusivamente para ela, muito se escuta dizer da necessidade da aula de filosofia nas escolas, mas se a leitura não for o foco principal só vai ser mais uma aula nas grades das escolas, já que a filosofia é um campo que leva ao homem o pensamento e isso é adquirido lendo e praticando.
É claro que a leitura é algo que nunca vai morrer para aqueles que encontram nela um prazer indescritível, a boa leitura sempre será formadora de homens pensantes.


Alexandre Brussolo (02/03/2009)


TEXTO: 185