Efuturo: MANIPULADORES E MANIPULADOS

MANIPULADORES E MANIPULADOS

Enganam-se os crentes de que o poder está nas mãos das potências bélicas e atômicas. Essa é uma cortina de fumaça atrás da qual quem detém o verdadeiro poder mundial costuma se esconder. Os poderosos da informação e da mídia adoram viver manipulando ocultos nas sombras.

Enquanto o poder manipulador do nazismo esteve no auge, Hitler foi alargando seu sonhado império de raça superior. Quando a manipulação aliada destruiu a de Hitler seu império transformou-se em cinzas. Os filmes só mostram as batalhas. Se pudessem mostrar os movimentos das sombras, certamente nosso mundo seria diferente. Não necessariamente melhor.

Ao fim da Segunda Guerra Mundial o mundo foi dividido por duas ideias antagônicas. O Capitalismo e o Comunismo. Então uma nova guerra de manipuladores teve início. Hoje é sabido que os manipuladores do Capitalismo foram os vitoriosos. Na linha de frente do time vencedor estavam o papa João Paulo II e Mikhail Gorbachev.

É fácil explicar o motivo do poder mundial estar nas mãos dos poderosos da mídia e da informação. Seja por qualquer ótica que se olhe, sempre haverá manipulados. Pelas crenças religiosas, pelas ideologias políticas, ou no âmbito social. No DNA dos manipulados encontra-se a falta de convicção e de opinião própria. Foi esse poder manipulador quem criou a praga das redes sociais. As Fake news.

Um bom exemplo de que sempre haverá manipulados é a greve dos caminhoneiros. Em menor escala, a greve criou uma guerra de manipuladores. De um lado construiu-se a ideia de heróis nacionais “salvando” o Brasil. De outro, reportagens, artigos e editoriais com críticas aos “heróis”, que no fundo lutam por uma causa própria. Não pelo Brasil!

Neste ponto vamos inverter os papéis. Quando as reportagens, os artigos e os editoriais mostravam a corrupção petista. Quando eles defendiam abertamente o impeachment de Dilma Rousseff, nunca foram acusados de manipuladores pelos apoiadores da greve. Eram manipuladores apenas para as legiões de petistas.

Vamos imaginar que a greve dos caminhoneiros fosse um ato em prol de “Lula livre”. Eles continuariam “heróis nacionais”, ou seriam rapidamente transformados em inimigos do Brasil? E os manipuladores de hoje? Esses com certeza, sem mudar uma única palavra ou virgula nas reportagens, artigos e editoriais seriam elogiados.

Engraçado que acusamos os manipuladores, e esquecemos que nossa capacidade de criar um herói por dia, também é uma espécie de manipulação. Os poderosos manipulam com ideias e informações. As redes sociais manipulam com mentiras. Se você for daqueles que não se deixa manipular, mesmo assim corre o risco de ser acusado de manipulador.