Efuturo: De quem é a culpa (T168)

De quem é a culpa (T168)

Ontem estava na casa de meus pais e assistia o noticiário na televisão e algo me chamou a atenção.
Novamente aquelas desapropriações arbitrárias daqueles que assumiram o poder em benefício da sociedade, isso é o que eles prometem quando está proxima a eleição.
Não me lembro a cidade, mas aqui pouco importa, pois em qualquer lugar estas desapropriações causa a mim náuseas e nos faz refletir quem é o culpado, as autoridades ou quem invade.
Eu sei que invadir um terreno que não é seu é um crime, você está se apropriando indevidamente, mas o papel das autoridades também é tomar uma atitude antes que os sonhos daquelas pessoas se tornem uma realidade. O que quero dizer, tomar as medidas de imediato, pois não dá para acreditar que ninguém esteja vendo as casas crescendo e tomando forma. Quando elas já estão quase formadas vem a ordem de desapropriação e despejo das pessoas que gastaram tempo e dinheiro na realização do sonho de ter um teto para morar, e geralmente vem a polícia e as máquinas pesadas para a demolição dos sonhos daquelas pessoas, mas estes não têm culpa pois só cumprem ordens de autoridades que nem coragem têm de aparecerem no lugar e assumirem os seus atos.
Um senhor me chamou a atenção diante do seu total desespero, quando a polícia chegou na sua casa para retirar sua família, pois iriam demolir a sua casa, pegou um pedaço de pau e dizia que ninguém iria demolir sua casa e pedia para que a polícia atirasse nele com todo o desespero de sua alma, aquilo me deixou eperplexo pois o homem estava fora de si, e acabou sendo dominado a força como um criminoso sendo que estava defendo aquilo que achava que era seu.
Aonde quero chegar é exatamente no ponto que isso pode ser evitado, pois o terreno está lá sem proteção muitas vezes, sei que isso não é justificativa, mas um terreno que tem dono deve ser cuidado como tal, se é da prefeitura ele tem que ter um projeto para uso ou no mínimo ter um muro de proteção para não ter invasão. Outro fator que não pode passar despercebido é o fato de agirem quando as casas já estão levantadas, no caso daquele senhor já estava com reboco e janelas colocadas, o que torna mais tenso uma ação de desapropriação.
Enfim, a ação para este tipo de invasão, seja para um terreno privado ou público tem que ser de imediato antes que se estabeleça uma base sólida ali, pois não é possível que alguém ou uma autoridade não saiba que ali já estão levantando casas num terreno alheio.
E há modos muito mais civilizados de resolver certos assuntos do que a força, destruindo assim sonhos de muitas famílias que ali colocaram trabalho e dinheiro, infelizmente as cabeças pensantes que deveriam evitar estes confrontos não encontram soluções mais brandas e assim desrespeitam pessoas que muitas vezes os elegeram confiando no trabalho deles, o que às vezes nos leva a refletir de quem é a culpa: de quem invade ou das autoridades que não tomam as providências no tempo certo.


Alexandre Brussolo (22/01/2009)