Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 6745 - VIVENDO SEM MÁSCARAS - ANDRADE JORGE

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 589
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

VIVENDO SEM MÁSCARAS

VIVENDO SEM MÁSCARAS
Por: Andrade Jorge
Baseado no Sermão do Pastor Irani Tadeu Rodrigues (Piracicaba)

A vida em sociedade impõe ao homem diversos papéis, ora encena um papel de protagonista, ora coadjuvante. Pode ser coadjuvante em seu trabalho, mas ao retornar ao seu lar assume o protagonismo como marido, pai.
Estes papéis são máscaras que o homem usa nas diversas situações de sua vida.
Era isso que Cidão acreditava e vivia falando aos amigos quando o assunto fluía na roda de bate papo.
Cidão era um homem letrado como dizem, vida social intensa, bom emprego, pai de família, gente do bem, mas em termos de espiritualidade tinha suas próprias convicções, era um questionador incorrigível, parecia Tomé.
Não era religioso praticante, mas gostava vez ou outra ler trechos da bíblia. Dizia ele que sendo filho de Deus não precisava de intermediários para falar com o Pai. E assim Cidão ia tocando sua vida.
Entre os amigos de sua infância havia o Tadeu, pessoa que cresceu com bons ensinamentos, vicejou na adolescência e maturou um homem íntegro, trabalhador e atendendo um chamado de Deus enveredou-se na árdua trilha de levar a palavra Santa por onde quer que fosse.
Cidão tinha muita admiração por Tadeu que se transformou num Pastor, comandante espiritual de uma Igreja Ágape Apostólica, mas essa admiração não queria dizer que concordava em tudo com seu velho amigo. Quando se encontravam era contenda na certa.
E certa tarde Tadeu encontrou-se com amigo e conversa vai conversa vem Cidão, como sempre, soltou uma das suas pérolas:
____ Amigo Tadeu nesse mundo para viver bem temos que se esconder atrás de uma “máscara”, assim ninguém entrará em nosso íntimo. Você concorda?
Tadeu foi rápido na resposta:
___ Não concordo Cidão!
___ Xiii lá vem ele de novo com pregação. Por que você não concorda Tadeu?
___ Cidão vou te citar um texto da Bíblia: Filipenses (3.13b) que diz
“Esquecendo-me das coisas que para trás ficam, e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo”.
___ Mas o que tem haver essa citação com o que falei? Retrucou Cidão.
___ Você já vai entender irmão. Então pra você quer dizer que para viver bem tem que usar uma máscara invisível, claro, para se proteger. Mas o que é uma máscara?
Não deu tempo de Cidão responder porque o Pastor continuou. Esta é uma pergunta que muitos ainda não sabem responder apesar de conhecer bem o que vem a ser uma máscara.
As máscaras podem ser usadas em várias situações e ocasiões, tais como em festas, eventos, peças teatrais, performance. Mas o que muita gente ainda não tem consciência é que estão usando máscaras durante toda a vida.
E geralmente não assumem o seu uso. O uso de uma mascara é a forma que a pessoa utiliza-se para esconder algo ou ocultar alguma coisa.
___ Pastor Tadeu, se você expõe seu intimo as pessoas podem descobrir suas fraquezas e usar contra você, por isso não me abro mesmo. Tem muita gente que só quer prejudicar o outro.
___ Ah! Cidão é fato que sobreviver diante das dificuldades que o mundo tem apresentado está cada vez mais difícil. Estamos vivendo em um emaranhado de problemas, de lutas diárias, um emaranhado de decepções e de mentiras. Estamos vivendo principalmente num mundo de hipocrisia. Vivemos em um mundo onde a humanidade esta se tornando má, onde as pessoas não se importam mais com a dor alheia. No mundo de hoje é muito comum nós presenciarmos pessoas sendo humilhadas, pessoas sofrendo preconceitos de toda a forma, sendo pressionadas no trabalho, na família, na igreja. Quantos irmãos estão sendo passados para trás, estão sendo prejudicados em diversos ambientes da sociedade. A grande verdade é que ninguém, nenhum ser humano quer ser tratado desta forma.
___ Então é o que digo Tadeu não podemos nos expor, pois poderemos ser humilhados, enganados. Eu desconfio de tudo mesmo.
___ De certa forma entendo você Cidão, ninguém gosta de se sentir pressionado! Ninguém gosta de receber cobranças exageradas, ninguém gosta de viver sofrendo preconceitos. Entretanto a maneira que estas pessoas estão enfrentando tais dificuldades também não tem sido a maneira correta. E aqui eu estou me referindo ao uso excessivo, ao uso abusivo, ao uso sem escrúpulos de "máscaras". Colocamos nossas máscaras para nos esconder ou esconder e ocultar coisas de nosso cotidiano. E fazemos isso em uma tentativa sem precedentes de sermos aceitos na sociedade como um todo, mas não da forma que somos, mas sim da forma que a sociedade quer. Colocamos máscaras para tentar esconder nossos defeitos, nossos pecados, nossas transgressões. E desta forma deixamos que as pessoas vejam apenas o nosso lado bonito, nosso lado maravilhoso ou aquela parte que todos irão gostar. Mas infelizmente esta atitude não corresponde com verdade como realmente somos. Uma grande maioria da sociedade, inclusive irmãos em Cristo, têm vivido uma vida de farsas, de mentiras e ilusões. Estão vivendo uma vida vazia, sem objetivos claros e muito menos em direção ao alvo que é Jesus. Entendeu agora porque citei Filipenses pra você? Mas quero contar uma historinha pra dar um melhor entendimento.
Conta-se que certa vez um burro ali em meio a bicharada vestiu-se com a pele de um leão, porém por onde o burro passava a todo instante o restante da bicharada gritava: Olha o burro! E o burro não entendia porque estava sendo reconhecido. Só tinha um problema na mascara que o burro resolveu usar, esqueceu as orelhas de fora! A moral desta história é que o burro acreditava que podia ser como o leão, mas todo mundo via que ele ainda era o burro. E com esta atitude ele estava tentando enganar a todos fingindo ser aquilo que não era e nunca iria ser.
___ Ah! Tadeu você fala essas coisas porque é Pastor de Igreja, mas será que você realmente pensa assim?
___ Cidão você é mesmo duro na queda! Agora cá entre nós, podemos confessar sem rodeio que muitas vezes nos agrada usar também algum tipo de máscara, e tem pessoas que estão vestindo a máscara da espiritualidade, mas todo mundo vê que esta pessoa ainda é carnal. Ela vem para igreja e quando chega à porta coloca a máscara da oração, do choro, a máscara que clama o nome do Senhor. Coloca a máscara que fala em línguas estranhas, a máscara que profetiza. É tudo uma benção como dizemos, está no óleo é manto puro. Mas acaba o culto ela sai pela porta e passa ter atitudes ilícitas. Torna-se uma pessoa áspera, rude, trata mal aos irmãos, da mau testemunho de suas atitudes. Tem aqueles que teimam em achar que o seu dinheiro pode comprar tudo e todos. Irmão que tiram suas máscaras quando o culto termina para falar mal da vida dos outros, mas como o burro da nossa história se esqueceu de se cobrir por inteiro. Meu Irmão este tipo de atitude é muito sério, Deus em sua sabedoria não vai deixar que ninguém use de máscaras para dizer que serve a Ele, ou que é fiel em todas as coisas. O ilícito, o errado, o pecado, o engano sempre estará com alguma parte descoberta.
___ Tá vendo Tadeu? Então você reconhece que até na Igreja tem gente usando máscaras, mostra ser uma pessoa e na verdade é outra. Mas a máscara que falo não é para encobertar um mau caráter, o que propago é que não podemos mostrar nossas fraquezas.
___ Quanto a isso você tem razão Cidão, e digo mais, se for preciso Deus rasga o véu e mostra quem realmente a pessoa é. Tem gente que veste a máscara da inocência, do bom coração, da pureza, da santidade. Deixa eu te falar, também não adianta vestir esta máscara todos estão vendo que os seus olhos são impuros, não pode ver uma mulher passar que logo lança um olhar atrevido, e profere palavras desrespeitosas. Vai à Igreja pensando de que forma vai seduzir as irmãs, não tem o mínimo de reverência que devemos ao Senhor. Cidão, meu querido irmão é com tristeza que digo que tem muita irmã também que não se aguenta quando chega um varão bonitão, musculoso, fica toda eufórica. Fica lá sonhando com cada detalhe do tanquinho, dos bíceps e assim por diante. E ouvir a palavra de Deus que é bom... pra que né? Deus é misericordioso. Muitos crentes não se contem, não se aguentam e vão assistir os Big Brother da vida, não resiste em teclar em sites de pornografia na internet. E eu digo aos irmãos em nome de Jesus precisa se libertar destas máscaras.
Estou falando bastante né Cidão? Ainda bem que você é turrão, mas é bom ouvinte, por isso vou contar outra história, sobre um homem muito incrédulo que não acreditava em absolutamente nada e se viu em uma situação de grande aflição então resolveu orar. Sem saber o que dizer a Deus, decidiu recitar o Pai Nosso. Então disse o homem: "Pai nosso que estás nos céus.” E logo que ele pronunciou estas palavras, sentiu-se condenado pela hipocrisia de chamar Deus de seu Pai, pois até aquele momento ele nunca acreditou no Pai. Quando ele acrescentou à oração, "santificado seja o Teu nome” Ficou perplexo e chocado porque sabia que não era sincero e que suas palavras não expressavam seu pensamento. A verdade é que ele nunca havia se importado com a santidade do Senhor. Logo a seguir ele adicionou à sua oração, "Venha o Teu reino.” Aqui ele se sentiu quase sufocado, ele nunca desejou que o reino de Deus fosse estabelecido, que era hipócrita ao falar tais palavras e que não deveria tê-las dito porque não refletiam o desejo sincero de seu coração. Então na sua oração surgiram as palavras: "Seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu." Mas seu coração rebelde não permitia que ele dissesse tal coisa. Ele não conseguia mais falar pois se viu cara a cara com a vontade do Deus Altíssimo.
___ Pastor Tadeu você está desviando o assunto, eu estava falando de máscaras e você tem a capacidade de mudar tudo, assim não dá!
___ Cidão! Cidão! Não estou desviando nada tudo que exponho tem relação, porque para estarmos perante a Deus precisamos da nudez da alma, sem qualquer máscaras. E uma pergunta se faz necessária para o nosso coração: Como nos sentimos quando oramos o Pai Nosso? Há nas palavras, sinceridade e verdadeira adoração ao Senhor? Ou como o incrédulo de nossa história, será que existe somente hipocrisia e indiferença às coisas de Deus? Como nos sentimos quando cantamos um louvor que diz - recebi um coração do Pai, coração regenerado, coração transformado, e enxergamos que temos vivido mais em desobediência do que na obediência a Deus? Ou quando dizemos “Ao Rei dos reis consagro tudo o que sou” e preferimos viver profanando o nosso corpo se entregando as orgias, a sexo que não agrada aos olhos de Deus como a homossexualidade, o sexo fora do casamento. Cidão não queira me taxar de homofóbico porque não sou, mas não posso e não vou concordar com o pecado. Aqueles meninos e meninas, jovens que ficam se beijando lascivamente sem mesmo saber se aquela pessoa é quem Deus preparou. Como você pode louvar a Deus dizendo ao Rei dos Reis consagro, consagra o que? Cidão! Precisamos ter uma vida reta, uma vida cristã, uma vida de oração, uma vida de consagração. Chega de colocar máscara para ir à igreja e quando vai embora guarda dentro de sua bolsa. Mas para tudo isso até existem algumas explicações, por isso... É MUITO IMPORTANTE ENTENDERMOS: POR QUE AS PESSOAS USAM MÁSCARAS?
E ai Cidão tô desviando o assunto?
____ Tadeu é por isso que não vou a Igreja, lá também está cheio de mascarados, e pelo que estou entendendo são aqueles sepulcros caiados, belo por fora, mas por dentro...
____ Cidão, algumas pessoas têm sido ensinadas a usar “máscaras” desde criança, quando brigavam com os irmãos pequenos eram "obrigados" a fazer as pazes dizendo que "os amavam". Só que faziam isso sem que o problema do perdão tivesse sido adequadamente tratado pelos pais. Com um pouco mais de idade, são "forçados" pelos pais a mentir ao telefone, dizendo que "papai não está" quando na verdade ele está. Neste contexto as nossas crianças estão sendo ensinadas desde pequenas a também usarem a suas máscaras. E nós como pais somos responsáveis diretos na formação do caráter de nossos filhos. Você quer ter um filho caminhando com Deus, sendo fiel a sua palavra então comece você a dar bons testemunhos dentro de sua casa. Meu irmão, depois o nosso choro não ira mudar a situação. Eu sempre ouvi do meu pai, que foi um homem muito severo, dizer “Prefiro ver você chorar a eu ter que me envergonhar pelos seus erros”. Não ensinem os filhos a usarem as mesmas máscaras que você tem usado todos estes anos. Outras pessoas utilizam-se de "máscaras" para compensarem complexos de inferioridade. Acham que se os outros as conhecerem como realmente são não irão gostar e certamente se afastarão. Assim sendo... vivem uma vida que realmente não corresponde com a verdade do que são. Seja você mesmo, Deus te criou desta forma com este caráter, com esta personalidade, não caia em pecado para poder agradar aos seus amigos. Existem ainda os que usam "máscaras" alegando que isto é "uma exigência de nossa sociedade super competitiva".
___ Tadeu desta vez estou começando concordar com você em alguns pontos, mas continuo achando que pra viver em sociedade é preciso se proteger com uma armadura, uma máscara pra você não se machucar com as más intenções e inveja dos outros.
___ Cidão, você é daqueles que acha que usar uma “máscara” é exigência da sociedade super competitiva, mas não é bem assim. Acontece que as pessoas passam a acreditar que nesta sociedade não se podem revelar as "fraquezas" que qualquer um de nós temos. Esta sociedade exige de cada um que é preciso mostrar-se sempre "forte, seguro e corajoso". Qualquer demonstração de estar inseguro será aproveitado por seus "adversários", que estão ali prontos e aguardando o momento de ocupar o seu lugar. E assim muita gente vive fingindo que é forte, mas por dentro é um apenas um vaso. Um vaso que está todo quebrado precisando de um toque de Deus. O que realmente vivemos hoje é um contexto de máscaras e máscaras de vários tipos e jeitos.
___ Pastor Tadeu agora você esta querendo me converter...
___ O que é isso Cidão? Estamos falando sobre máscaras, aliás, foi você mesmo que provocou o assunto, mas bem que você poderia dar um pulinho na nossa Igreja Ágape, nem que seja para tomar um café conosco. Ainda temos muito que falar sobre esse assunto. Você sabia que existem vários tipos de máscaras, pois é... Tem a mascara INTELECTUAL - é aquela que prefere ler sobre a vida, a vivê-la. Está sempre ligado às tarefas intelectuais do que as tarefas sociais. Sem duvidas é muito importante ter o conhecimento, mas ele existe para que o coloquemos em prática produzindo algo de bom ao mundo em que vivemos.
Tem também a FRÁGIL, NÃO ME TOQUE super sensível, chora por tudo, exige tratamento especial. Muitas vezes age assim para não ter uma avaliação severa dos amigos, colegas e familiares. Com essa máscara ninguém terá coragem de magoá-lo ou magoa-la. E a máscara FOFOQUEIRO? Essa aumenta sua autoestima minando a estima dos outros. Diminuir os outros eleva o seu "status". Gosta de relatar as más ações dos outros mas não enxergar as suas.
Pensa que acabou existem as MÁSCARAS RELIGIOSAS - É sempre bom lembrar que estas "máscaras" de aparência religiosa não tem nada a ver com a real e genuína experiência de vida cristã. Entretanto, encontramos por toda a parte pessoas que se utilizam de "máscaras espirituais".
___ Cidão a melhor coisa é sempre sermos nós mesmos, sem máscaras, e Deus nos deixou solução para máscaras. A solução encontramos na VERDADE E SINCERIDADE. Em última análise, a "Máscara" é uma mentira e contra a mentira, só cabe a Verdade. “Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida que vale a pena ser vivida” (Jo 14:6). Nós, que já aceitamos a Cristo como o Senhor de nossas vidas devemos desenvolver em nossos relacionamentos a SINCERIDADE. O Senhor sabe como verdadeiramente somos, agimos e o adoramos. Na presença de Deus somos visto por Ele como realmente somos. Ele sabe o que está em nosso íntimo antes mesmo que a palavra chegue à nossa boca. Por isso Davi disse “Sonda-me ó Deus e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos. Vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” (Sl. 139:23-24). Meu irmão, Deus não nos criou para vivermos usando máscaras que escondem a verdade de quem somos.
DEUS NOS AMA E SE DISPÕE A AJUDAR-NOS, POIS ELE CONHECE O MAIS ÍNTIMO DO NOSSO SER. É HORA DE NOS VOLTARMOS PARA O SENHOR. P ELE TEM PRAZER EM NOS CONDUZIR E NOS ENSINAR A PERMANECER EM TODO O CAMINHO DA VERDADE.
___ Portanto caro amigo Cidão o uso de “máscaras” é a ausência de Deus no coração. Pense nisso. Até o nosso próximo encontro, Deus te abençoe, Amém!
___ Grande abraço amigo Tadeu, Pastor da Igreja Ágape Apostólica.



FIM

Irani Tadeu Rodrigues é Pastor na Igreja Ágape Apostólica em Piracicaba



18/08/2017

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de ANDRADE JORGE:
"X" Autor(a):
"X" (poesia reflexão) Autor(a):
A CHUVA Autor(a):
A FÉ COMO ELA NÃO É Autor(a):
A FÉ COMO ELA NÃO É Autor(a):
A MULHER DO BARBEIRO (conto) Autor(a):
A MULHER QUANDO AMA Autor(a):
A PAZ Autor(a):
A TÁBUA (lição de vida) Autor(a):
ACADÊMICO ANDRADE JORGE Autor(a):
ACASO Autor(a):
ACQUA Autor(a):
ACQUA (poesia traduzida para o idioma Italiano) Autor(a):
ADEMILDE Autor(a):
ÁGUAS DE SALTO Autor(a):
AMANHÃ Autor(a):
AMANTES Autor(a):
AMANTES Autor(a):
AMAR Autor(a):
AMIGA Autor(a):
AMIGA Autor(a):
ANGELICAL E DEMONÍACO Autor(a):
ANJOS Autor(a):
APAGÃO Autor(a):
APAGÃO (Cotidiano) Autor(a):
ARDIL Autor(a):
ASNEIRAS & BESTEIRAS (poesia amor) Autor(a):
ATCHIMMMM! (poesia infantil) Autor(a):
ATRIZ Autor(a):
ATRIZ (POESIA REFLEXÃO) Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1