Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 5904 - ESCASSEZ DE MATÉRIA-PRIMA - DIRCEU DETROZ

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 1943
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 1
 
 

ESCASSEZ DE MATÉRIA-PRIMA

Os precursores das grandes navegações conhecidas foram os Vikings. Por vários motivos muito da História desse povo nórdico se perdeu. Um desses motivos foi que aos olhos de uma Europa “civilizada e crente”, os Vikings eram considerados “selvagens e promíscuos”.

Há fortes evidências de que eles teriam chegado às Américas muito antes dos portugueses e espanhóis. Seus barcos chamados de “Drakkar” (navio dragão) não eram bons apenas pelo fato de serem fabricados por excelentes construtores. De nada adiantaria excelentes construtores, se a matéria-prima usada não tivesse excelência também.

O mesmo cabe para portugueses e espanhóis. Se suas caravelas que cruzaram os mares rumo ao desconhecido, não fossem fabricadas com matéria-prima de excelente qualidade, é bom possível que eu nem estivesse aqui escrevendo esta crônica. A História conhecida seria completamente diferente.

E já que estamos numa região moveleira, podemos citar a qualidade dos móveis também como exemplo. Enquanto as conhecidas “madeiras de lei” podiam ser usadas como matéria-prima, a excelência na qualidade dos móveis estava num nível elevado. Quando seu uso foi proibido a excelência e o nível de qualidade caíram drasticamente.

Usei a matéria-prima de excelente qualidade que os construtores de barcos Vikings, portugueses, espanhóis e os nossos moveleiros tinham nas mãos, para fazer uma analogia com a democracia brasileira. Partindo do seguinte princípio. O povo representa no script os construtores. Os políticos a matéria-prima.

Vou esquecer nossos períodos democráticos antes do golpe militar de 1964. Esquecer, porém, lembrar de que nunca conseguimos manter um padrão linear. Quando se lê a História percebe-se que ela é feita por remendos e sobressaltos.

Começamos por Collor de Mello. Uma matéria-prima de quinta categoria vendida para uma legião de construtores inexperientes como se fosse de primeira. Desde Collor, os construtores sonham encontrar matéria-prima nem que seja de terceira. Esses sonhos têm terminado em sucessivos pesadelos.

O problema é que até matéria-prima de terceira está ficando escassa. A culpa é do solo ruim no qual nossa democracia foi replantada a partir de 1989.

Não deixaria de terminar usando outra analogia. O topo da pirâmide brasileira incluindo os três poderes da nação se assemelha a uma plantação de pinus. Ali além da matéria-prima não conter qualidade alguma, ainda impede algo de bom florescer ao seu redor. Até mesmo construtores conscientes.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de DIRCEU DETROZ:
10% humano Autor(a):
A "IA" NÃO SERÁ UM MENINO BONITO Autor(a):
A ALMA A SINGULARIDADE E O FUTURO Autor(a):
A causa da ciência Autor(a):
A CHEGADA Autor(a):
A CIÊNCIA ACIMA DE TODOS Autor(a):
A CULPA NÃO É DOS OSSOS - Crônica escrita em 2014 Autor(a):
A década revolucionária Autor(a):
A descoberta da Terra Autor(a):
A droga do século 21 Autor(a):
A EQUAÇÃO DA ALMA Autor(a):
A espécie refugiados Autor(a):
A esperança e a dor Autor(a):
À ESPREITA Autor(a):
A ESTRANHA INTELIGÊNCIA Autor(a):
A falta de sorte deles Autor(a):
A garota de Sugar Beach Autor(a):
A garota dos coturnos voltou Autor(a):
A GENÉTICA DIVINA Autor(a):
A História e a lenda Autor(a):
A IA e o xadrez Autor(a):
A ideologia dos algoritmos Autor(a):
A ideologia e a cultura Autor(a):
A INDUSTRIA GENÉTICA NÃO É FICÇÃO Autor(a):
A INFÂNCIA DOS LIVROS Autor(a):
A LIZZ DO DIR Autor(a):
A MAÇA DO CONHECIMENTO Autor(a):
A MENINA NA JANELA Autor(a):
A morte da morte Autor(a):
A negação dos radicais Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1