Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 5551 - SÉRGIO ESPÍRITO SANTO - O cara da cultura - WILLIAM MENDONÇA

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 524
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 1
 
 

SÉRGIO ESPÍRITO SANTO - O cara da cultura

Quem trabalha com Sérgio Espírito Santo tem a exata noção de como é conviver com um furacão. O ritmo – especialmente no período da produção de eventos – chega a ser alucinante, o trabalho nunca tem hora para acabar. Sérgio sabe delegar, mas cobra resultados constantemente.
Isso diz muito sobre a personalidade desse itaboraiense, nascido em 17 de setembro de 1966, de origem humilde, que hoje preside a Fundação de Arte e Cultura da cidade e, mesmo não tendo sido eleito vereador, foi o 10º mais votado nas últimas eleições. Diz muito, mas não completa o quadro.
Sérgio Espírito Santo – “o cara da cultura”, como muita gente diz – é alguém que gosta de trabalhar com os amigos e de fazer amigos no trabalho. Gente com que ele trabalhou fora de Itaboraí, como Dado Villa-Lobos, guitarrista da Legião Urbana e seu ex-chefe na gravadora Rock It!, mantém a amizade e dá declarações de apoio e admiração pública a Sérgio.
Gente com quem ele trabalha na cidade, sempre com aquele jeito “furacão” de ser, descobre rapidamente que Sérgio reconhece o valor de cada um e luta para incluir os amigos em projetos. Os amigos itaboraienses espalhados pelo mundo, como Manoel Suhet, Márcio Soares, Renato Antunes, Ronaldo Soares e outros de sua geração, tem em Sérgio o cara “aglutinador”, o link entre todos.
Mas o que fez do jovem que queria ser jogador de futebol e ganhava a vida como ajudante de pedreiro ou garçom lá no início dos anos 80, sair do underground, como vocalista de uma banda hardcore de uma cidade de interior e chegar a trabalhar com os principais nomes do pop brasileiro, e hoje ser o responsável pelo Patrimônio Histórico e receber mais de três mil votos em sua cidade?
Talvez os segredos do sucesso tenham sido, primeiro, fazer questão de levar o nome de Itaboraí, sua cidade natal, aonde quer que fosse. Por muito tempo, a cidade mais pobre da Região Metropolitana só aparecia na mídia quando os Tubarões Voadores tocavam em algum lugar ou recebiam elogios de gente como Lulu Santos, Frejat ou Dado Villa-Lobos. Segundo, procurar o sucesso na vida levando junto os seus amigos. Terceiro, renovar a equipe, reunindo sempre jovens talentos ao grupo que já trabalhava com ele.
Mas isso também não diz tudo sobre “o cara da cultura”. Ele é o cara dos eventos de conscientização, sobre a AIDs e sobre o meio ambiente, e que fundou uma ONG que hoje atende a centenas de pessoas na cidade. Ele também teve que reaprender a trabalhar, quando, no atual governo, ao invés de receber a “badalada” área dos grandes eventos, assumiu a missão de cuidar de algo que – sejamos sinceros – quase ninguém realmente dava importância: o patrimônio histórico.
Em pouco tempo, primeiro como gestor da Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, depois como presidente da FAC, Sérgio Espírito Santo conseguiu para Itaboraí a vice-presidência da Associação Brasileira das Cidades Históricas (presidida por Ouro Preto), teve seu plano diretor aprovado pelo governo federal, o que vai render 14 milhões de reais para a cidade em 10 anos, e, entre muitas outras vitórias, conseguiu recentemente emplacar o sucesso do ItaboraRio, evento que certamente vai entrar no calendário cultural fixo de Itaboraí.
Se Itaboraí está hoje no mapa da cultura no Estado do Rio e no país, Sérgio Espírito Santo, com seus mais de 20 anos de batalha, tem tudo a ver com isso.


(Publicado no jornal O VERBO, edição nº 6, de 07/12/2010. Da série “Perfis de hoje”, de William Mendonça.)

VISITE www.williammendonca.com e conheça
outros textos, músicas e livros de William Mendonça.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de WILLIAM MENDONÇA:
20 DE OUTUBRO: DIA DO POETA Autor(a):
A AREIA FINA Autor(a):
A DOR QUE ME VISITA Autor(a):
A LIRA DOS VINTE ANOS Autor(a):
A MIL POR HORA Autor(a):
A MORAL RASTEJANTE Autor(a):
A PAZ NO OLHAR DE GABRIELA Autor(a):
A POESIA DAS NOITES DE HOJE Autor(a):
A QUEM NÃO AMA Autor(a):
A RENÚNCIA DO PAPA Autor(a):
A ÚLTIMA QUIMERA Autor(a):
A VERDADE RELATIVA Autor(a):
ABSINTO Autor(a):
AGORA Autor(a):
AGRADECIMENTO Autor(a):
ALGUMAS TROVAS IMPERFEITAS Autor(a):
AMANHECER Autor(a):
ANA C. - O brilho interrompido Autor(a):
ANACRÔNICO Autor(a):
ÂNSIA Autor(a):
ANTONIN ARTAUD - O teatro e sua santa loucura Autor(a):
ANUNCIADA Autor(a):
AO TEU SOL EM PEIXES Autor(a):
AONDE VAI O POVO? (Conversa com o Brasil) Autor(a):
AOS ABUTRES Autor(a):
AOS NOSSOS FILHOS Autor(a):
APARTHEID BANCÁRIO Autor(a):
ARGONAUTA Autor(a):
ARTAUD Autor(a):
ARTHUR MILLER - o mestre indiscutível do drama moderno Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1