Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 12886 - IMORTALIDADE... E DEPOIS - DIRCEU DETROZ

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 1373
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

IMORTALIDADE... E DEPOIS

Semana passada, duas reportagens na mídia escrita de certa forma se entrelaçavam. A reportagem dos superidosos estava em todas as principais mídias do país. Contava que os cientistas estão se unindo para estudar o cérebro desses “velhos” com mais de 80 anos e seus desempenhos cognitivos de pessoas 30 anos mais jovens.

Não sei se os cientistas descobrirão algum segredo no cérebro dessas pessoas. Hipoteticamente, talvez, encontrem a presença ou a falta do neurônio da “exceção à regra”. O mesmo poderia acontecer no caso do cérebro dos gênios. Também é possível que a resposta esteja no cotidiano e não no cérebro.

A outra reportagem estava na revista Veja, com a pergunta: “O ser humano rumo à imortalidade? A reportagem diz que já criamos robôs capazes de tratar doenças a nível molecular e remédios que bloqueiam o envelhecimento. Será que para nos escravizar definitivamente no lugar de “espelhos”, as máquinas nos darão a vida eterna?

Com investimentos do Google criou-se a empresa “Calico”. Nela cientistas e desenvolvedores de softwares estão criando fórmulas para a vida eterna com base em dados biológicos. Dizem que em 2030 não haverá diagnósticos médicos sem esses sistemas inteligentes.

Imaginem se além da vida eterna, as máquinas tiverem a capacidade de apagar nossas memórias ruins e tristes. Quem sabe por alguns trocados a mais nos vender memórias boas e felizes. A ficção nos mostrou isto com a personagem “Mira” que um dia foi “Motoko” interpretada pela atriz Scarlett Johansson no filme “A Vigilante do Amanhã”.

Mesmo utopicamente é impossível imaginar um planeta com oito bilhões de imortais. Em 2100 serão onze bilhões. Então, perguntas se fazem necessárias: Quem serão os “sortudos” (com $$) agraciados com a imortalidade? Bastará apenas imortalidade, ou queremos que ela venha acompanhada por bumbuns e peitos perfeitos.

Parece tudo tão lindo. Resta saber em que condições estará o planeta no qual esses imortais pretendem viver sua eternidade. Não viverão num paraíso. Talvez, quando a imortalidade chegar o planeta Terra já esteja morto. Bloquear o envelhecimento é uma coisa. Bloquear a destruição do meio ambiente é completamente diferente.

Num planeta inabitável, como seria para os imortais viverem num mundo de realidade virtual programado por softwares e máquinas. Uma imortal exibindo seu lindo biquíni fio dental numa praia virtual. Um casal fazendo amor atrás dum matinho virtual.

Alcançando a imortalidade, e seguindo com nossa essência humana um paradoxo final nos aguarda. Cedo ou tarde, fartos com a imortalidade que se tornará enfadonha, acreditem será um saco viver para sempre, obrigaremos um software a nos matar.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de DIRCEU DETROZ:
10% humano Autor(a):
A "IA" NÃO SERÁ UM MENINO BONITO Autor(a):
A ALMA A SINGULARIDADE E O FUTURO Autor(a):
A causa da ciência Autor(a):
A CHEGADA Autor(a):
A CIÊNCIA ACIMA DE TODOS Autor(a):
A CULPA NÃO É DOS OSSOS - Crônica escrita em 2014 Autor(a):
A década revolucionária Autor(a):
A descoberta da Terra Autor(a):
A droga do século 21 Autor(a):
A EQUAÇÃO DA ALMA Autor(a):
A espécie refugiados Autor(a):
A esperança e a dor Autor(a):
À ESPREITA Autor(a):
A ESTRANHA INTELIGÊNCIA Autor(a):
A falta de sorte deles Autor(a):
A garota de Sugar Beach Autor(a):
A garota dos coturnos voltou Autor(a):
A GENÉTICA DIVINA Autor(a):
A História e a lenda Autor(a):
A IA e o xadrez Autor(a):
A ideologia dos algoritmos Autor(a):
A ideologia e a cultura Autor(a):
A INDUSTRIA GENÉTICA NÃO É FICÇÃO Autor(a):
A INFÂNCIA DOS LIVROS Autor(a):
A LIZZ DO DIR Autor(a):
A MAÇA DO CONHECIMENTO Autor(a):
A MENINA NA JANELA Autor(a):
A morte da morte Autor(a):
A negação dos radicais Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1